Wingene

José Eugênio

🔍 Pesquisa

Consciência

Vida: um acróstico

Valores
Imperfeições
Decisões
Atenção

A essência de uma existência feliz pode ser guiada por estes quatro faróis interiores, que formam a própria VIDA que buscamos com plenitude.

Valores são os princípios inegociáveis que orientam cada escolha e ação. São a bússola moral que nos mantém fiéis a nós mesmos, especialmente nos momentos de desafio. Eles são o alicerce sobre o qual uma vida íntegra é construída. Universais e do conhecimento da humanidade. Podem estar abafados ou latentes, obstruídos por falhas, sufocados por crenças. Permitindo o crescimento das imperfeições.

Imperfeições compõem a vida, a falibilidade humana. Sua aceitação impede a busca obsessiva pelo perfeito, a maior inimiga da felicidade. Assumi-las não nos impede de combatê-las. O perfeito é utópico, mas visar o ótimo é fundamental. Com a bússola moral dos valores, evidencia-se quais estão mais fracos. Nutridos a cada dia, polindo as arestas, moldando o caráter. Decidindo mudar.

Decisões nos dão o poder de agarrar as rédeas do próprio destino, guiados pelos valores, combatemos as imperfeições. Mais do que desejar mudar, é o ato corajoso de escolher enfrentá-las, buscar a cada dia o aperfeiçoamento. Ciente das imperfeições, retroceder e recomeçar faz parte do processo. As decisões orientam o destino, as escolhas e as mudanças.

Atenção, singular e única, acompanha todo caminho consciente. A arte de viver no agora. Perceber os detalhes, escutar verdadeiramente. Quebrar a rotina do piloto automático. Viver o momento presente em sua riqueza e complexidade. Seu cultivo deve ser constante. A ciência de que a mente pode perdê-la não deve ser motivo para deixar de buscá-la, em cada instante da imperfeita jornada.

Assim, os valores se moldam, combatendo imperfeições, decidindo caminhos. Que se iluminam na atenção, sentindo o presente, dádiva da existência: ser consciente, vida crescente.

<–