Diversão e colaboração
Marquinhos costumava viajar com seus pais para o litoral nas férias. Normalmente, os pais alugavam uma casa grande juntamente com seus tios. Eram três famílias convivendo na mesma casa. Passava momentos muito agradáveis, indo para a praia de manhã e brincando com os primos o dia todo.
Os cuidados da casa, alimentação e limpeza, eram compartilhados entre os adultos. Os pequenos somente brincavam e bagunçavam. Sem notar o esforço dos pais.
No entanto, em uma das vezes, os pais de Marquinhos não puderam viajar. Os tios também não, mas Helena, sua madrinha se ofereceu para levá-lo. Foram então Helena, seu filho Carlinhos e Marquinhos para passar 10 dias em uma casa na praia.
No primeiro dia, no café da manhã, Helena disse: — Marquinho, você quer sanduíche de queijo? — Quero sim. — Então, pode preparar o seu, disse Helena. O menino achou estranho. Nunca tinha preparado seu próprio sanduíche. Pensou em dizer isso a Madrinha, relutou em um pouco… Então, observando o amigo Carlinhos, viu que era capaz. Pegou o pão, cortou ao meio, fatiou o queijo com dificuldade, aprontando sua obra. — Põe o seu para esquentar aqui, disse Carlinhos.
Na sanduicheira, os dois lanches esquentavam. O som do queijo que derretia anunciava que logo estariam prontos. Ansioso, Marquinhos esperava. — Quando a luz vermelha acender está bom, disse Carlinhos. Em poucos minutos a luz acendeu. Marquinhos abriu a sanduicheira, a mãozinha pronta para pegar o seu — Espera, usa esse garfo, advertiu o primo. Esse parecia ser o café da manhã mais gostoso da vida de Marquinhos. Ele comeu satisfeito.
Na hora de ir para praia, a madrinha pegou uma cadeira e disse : — Quem quiser cadeira, pegue uma para levar. Mais uma vez o menino ajudou, levando a sua cadeira numa mão e os brinquedos de praia na outra. Chegando na praia pensou no peso que o pai sempre carregava sozinho.
Os primos aproveitaram o dia. A areia fina e macia crescia molhada em elaborados castelos de areia. As ondas desafiadoras mas não tão gigantes convidavam para o banho de mar, mergulhos e pulos. Na beira conchinhas de todos tamanhos enchiam as sacolas dos meninos. Alegria para valer. Em casa no fim do dia, uma nova experiência. O suco do jantar foi obra dos primos.
Assim passaram-se os dias, uma louça lavada com cuidado, ajudando na limpeza e na arrumação. Atividades que tornavam a praia ainda mais gostosa. Diversão e colaboração. Uma lição para a vida que a madrinha ensinou: ajudar é simples e enche de satisfação.