Wingene
Criei essa palavra composta pelo termo inglês “win”, a vitória, e por gene, a partícula hereditária fundamental. Assim, Wingene é a vitória da herança ancestral. No entanto, a esperança do sucesso das gerações futuras não se apoia somente na herança genética. O aprendizado completa o seu sentido. A busca pelo conhecimento está gravada em nossos genes. Desde criança, o porquê das coisas é uma busca constante. Procuro manter essa curiosidade infantil, enquanto cultivo a gratidão pela herança que supera as bases familiares, pois ela é também cultural.
Essa herança é que determina a vitória, que não é financeira, mas um sucesso espiritual. Ela determina a possibilidade de encontrar o estado de espírito da Eudaimonia, ou seja, o florescimento da felicidade da alma. Um estado perene e sereno que só depende das forças internas, que crescem com a evolução da sabedoria individual. Deste modo, o primeiro passo para atingir a felicidade é o aprendizado.
Apoiado nos pilares da bagagem familiar e da cultura humana, busco aprender a cada dia. Elucidando os meus porquês, o que me traz a alegria constante do saber. Assim, posso inventar meu universo pessoal, pintado com os multicoloridos fios do conhecimento. Um universo que é minha Wingene, a esperança em um futuro vitorioso, onde o conhecimento alça a humanidade ao feliz triunfo que a espera.
(24/06/2005)