Geometria
Geometria e o método VIDA
O logotipo padrão
Esse é o logotipo padrão da Wingene:
Ele representa os quatro eixos do acróstico VIDA, sendo formado pelo dodecagrama e suas estrelas poligonais, com tamanho aumentado. Cada estrela é preenchida com uma cor e sobreposta em sequência conforme abaixo:
-
{12/5} - Vermelho: os valores éticos. O dodecagrama.
-
{12/3} - Amarelo: as imperfeições. Estrela composta por quatro triângulos.
-
{12/4} - Verde: as decisões. Estrela composta por três quadrados.
-
{12/2} - Azul com ligeira opacidade: a atenção — o espírito. Estrela composta por dois hexágonos.
O vermelho representa a herança biológica e cultural. O dodecagrama base {12/5} que gera todas as demais estrelas. Um sinal indelével para a conduta ética definida pelos valores da nossa herança ancestral.
O amarelo, as imperfeições, vêm logo em seguida como uma estrela {12/4}. Incrustado no vermelho, nos recorda não somente as nossas falhas, como também as inconsistências presentes na herança.
O verde é um chamado à ação, a força de decidir enfrentar as imperfeições enquadradas no radar pela atenção. Os brotos dos valores que lutam contra as imperfeições por atitudes reiteradas contra as mesmas.
O azul, a atenção, se estende como hexágonos num plano, cobrindo todas as áreas da vida, permitindo detectar o amarelo que se esconde na presunção individual. Sua opacidade é um lembrete para a fugacidade da presença.
A harmonia matemática
No universo dos polígonos estrelados, o {12/5} é o “limite harmônico”. Ele é o último a manter a simetria perfeita antes que a complexidade se torne caótica. Para a Wingene, isso significa que a base ancestral é a estrutura mais complexa possível que ainda permite a ordem total interna.
As figuras que compõem as estrelas internas, triângulos, quadrados e hexágonos, são as únicas figuras geométricas que, idênticas, podem ser replicadas para formar um plano infinito.
Os triângulos e quadrados geram os únicos três politopos regulares possíveis em qualquer dimensão (Simplex, Hipercubo e Ortoplexo). As imperfeições (triângulos) e as decisões (quadrados) são blocos de construção da realidade, permitindo “dar volume” à existência, saindo do plano abstrato para o concreto da vida na quarta dimensão.
Os hexágonos azuis representam a atenção que situa o espírito no horizonte material. A presença consciente, que enxerga os avanços e fracassos, e permite a evolução.
O dodecagrama é o polígono estrelado regular {n/k} com maior número de vértices, onde os k-1 anéis gerados correspondem a exatamente k-2 estrelas internas compostas por polígonos regulares (4 triângulos, 3 quadrados e 2 hexágonos) e o polígono regular de 12 vértices, nesse caso, o dodecágono regular. Uma prova matemática pode ser vista no artigo: Dodecagram Polygonal Theorem.
Triângulos e quadrados são a semente dos 3 politopos possíveis em qualquer dimensão. O hexágono é o primeiro polígono regular em número de vértices a partir do qual não existem politopos em nenhuma dimensão.
Além disso, o triângulo, o quadrado e o hexágono são os únicos polígonos regulares que permitem a disposição infinita de formas idênticas em um plano.
Imagem simplificada
Para um ícone em tamanho reduzido, esse logotipo não é adequado. Então, foi criada uma versão simplificada utilizando estrelas poligonais {12/2}, quatro estrelas de dois hexágonos:

Na simplificação, o amarelo foi extirpado da imagem, sendo substituído por uma estrela branca com uma pequena opacidade. Apesar disso, a visualização à distância ou em tamanhos pequenos traz a ilusão subliminar do amarelo entre o verde e o vermelho. Um alerta para a dificuldade pessoal em reconhecer as imperfeições. Muitas vezes, tão nítidas para quem observa de fora.
Este é o ícone reduzido, onde é possível ver o halo amarelo subliminar: 
Detalhes técnicos da geração das imagens podem ser vistos na página que contém o código: Wingene: os logotipos.