Pavimentando o futuro
A humanidade pavimenta a rota para o futuro com a evolução cultural e moral, no entanto, essa estrada tem desvios. Pensamentos extremistas e pseudocientíficos causam retrocessos, enquanto a desigualdade freia o progresso coletivo.
O mundo cada vez mais conectado é uma revolução sem precedentes, mas há uma avalanche de conteúdos de todos os tipos, grande parte inverídica: mensagens falsas que põem em risco a democracia, promessas de panaceias, movimentos antivacina que ressuscitam doenças erradicadas são exemplos desse problema.
Essa desinformação soterra as vias impedindo o avanço. A rota pode retomar seu curso com investimentos em educação de qualidade. Assim, o desenvolvimento da capacidade crítica evitará a propagação perniciosa dessas inverdades.
O sistema atual, porém, mantém estruturas que sustentam privilégios de poucos às custas da maioria. Fomenta guerras e boicota a busca por um futuro sustentável, utilizando a desinformação para o seu proveito.
A superação desses desafios exigirá investimento massivo em educação científica, regulamentação das plataformas digitais e políticas redistributivas. Assim será possível a gradual diminuição da injustiça social. O conhecimento necessário à superação se tornará comum, e todos buscarão o aprimoramento pessoal, pavimentando com sabedoria a estrada para o futuro.